sábado, 16 de novembro de 2013

Dia 3: Machu Picchu

Sabem aquela sensação de ouvir o despertador tocar e pensar "mas eu acabei de fechar o olho"! rs. Foi bem isso. O despertador tocou as 3h e novamente as 3:20h, aí não teve como enrolar mais.
 
Quando ja estávamos esperando a van, a Andrea perguntou se teríamos que ficar carregando as mochilas super pesadas o dia inteiro (já que tivemos que levar roupa a mais porque dormiríamos em outro hotel), ai pegamos 1 mala e jogamos tudo que precisava ir para o hotel nela, e aliviamos um pouco o peso das mochilas. Passar o dia todo carregando peso seria roubada.
 
As 4h da manhã a van chegou para nos pegar (atrasada, é claro). O Heitor continuou dormindo no meu colo. Com várias outras pessoas, a van seguiu para Ollantaytambo. O trajeto todo fomos sacudindo muito, com aquelas ruas de predras, muitas curvas e com certeza falta de amortecedor na van. É claro que precisei de um dramin pra sobreviver. rs
 
Depois de mais ou menos 1:30h chegamos na estação de trem. Paramos em um café e esperamos nosso trem chegar. O lugar é lindo (não a estação em si), mas a paisagem em volta, as montanhas, a neblina. Agora pergunta se tinha alguém com a mão livre para tirar uma foto?! Era Heitor dormindo, mochilas, tripé, mala, documentos. Eu ainda tirei uma foto com o iPhone, mas sem chance dela sequer mostrar o pouco do que vimos.

Fomos de Incarail. Eu nem sabia que existia (achei que fossemos de Perurail), mas foi a operadora que comprou. O trem não é ruim, é confortável, mas sacode bastante. As janelas são grandes, mas como estava frio, ficou tudo embaçado e quase não deu para tirar fotos.

O Heitor dormiu o caminho todo, Eu queria tanto que ele estivesse acordado, ele ama trens e teria curtido muito, mas ele estava tão cansado que não conseguimos acordá-lo.
 



Chegamos na estação de Águas Calientes e encontramos nosso guia. Conversamos com ele e explicamos que tínhamos que deixar a mala no hotel para ir com a mochila mais leve. Ele nos levou até o hotel e aproveitamos para nos ajeitar. Os quartos ainda não estavam liberados, mas deixamos a mala lá.
 
Águas Calentes nos assustou um pouco logo de cara, o lugar é feio (bem feio), parece um favelão, prédios sem acabamento (no tijolo mesmo), tudo meio sujo. Aí bateu aquele desânimo, fechamos o pacote para dormir em Águas Calientes...que arrependimento. Mas paciência...



Para chegar em Machu Picchu é necessário pegar um dos vários ônibus que saem de Águas Calientes. O trajeto dura uns 20 minutos e os ônibus passam por uns trechos que a gente realmente duvida que seja possível passar. Nas curvas só passa um ônibus de cada vez, e quando tem um indo e um vindo alguém tem que dá uma ré para dar passagem. rsrs. Dá um certo nervoso, mas incrivelmente o serviço funciona.


E assim chegamos em Machu Picchu. Com um tempinho frio (que eu amo) e uma neblina por entre as montanhas que dava um ar mágico ao local. E só tínhamos visto a entrada ainda.
 
Começamos então a subir os milhões de degraus que existem em Machu Picchu. Em questão de minutos estávamos suando (apesar do frio). Eu fiquei doida para tirar o casaco, mas o Vitor insistiu que não. O Heitor subiu um pouquinho a pé, mas logo começou a pedir colo.
 
A questão da altitude não pegou muito, Machu Picchu é mais baixo que Cusco, mas subir tantos degraus é bem cansativo, principalmente com mochila, criança no colo...

 

 
E depois de alguns minutos subindo e com pequenas pausas para descansar, chegamos ao ponto podemos ver a cidade Inca de cima.
 
Mas tinha tanta neblina que mal dava para ver. rsrs. É claro que mesmo com a vista um pouco prejudicada, a gente já começou com as fotos...não dá para resistir. O lugar é incrível, mágico e lindo!
 
O vento empurrava a neblina para longe e depois trazia de volta. Com isso, paramos lá em cima para ouvir a explicação do guia. Quando a neblina ia embora, dávamos uma pausa na explicação para as fotos.
  


Essa foi a primeira foto...olha a neblina!


Aos pouco a neblina dava uma trégua...

E uma foto de nós 5 juntos (acho que foi a primeira de toda a viagem)!

Agora, vamos falar de algo realmente importante (afinal o blog é para dar dicas sobre viagens com crianças). Machu Picchu é maravilhoso, mas não tem estrutura para crianças, é claro que isso não nos impediu de viajar com o Heitor (e em nenhum momentos nos arrependemos). Mas isso exigiu de nós um cuidado especial. São muitas escadas, muitos penhascos e NENHUMA proteção. E Heitor nos deu alguns sustos, não chegou a correr risco de verdade, mas chegou a dar uma carreira em direção a beirada. Conversamos muito com ele, ficamos atentos o tempo todo, sempre de mão dada, no colo ou ficando entre ele e os penhascos. Fica só a dica aqui para quem planeja ir para Machu Picchu com crianças (principalmente as pequenas)...cuidado extra!!!
 
Tio Tácito explicando para o Heitor que tem que tomar cuidado para não cair lá embaixo.


Continuamos nosso passeio com o guia, dessa vez por dentro da cidade Inca. Fomos parando a medida que tinha algo diferente para o guia nos explicar. Tentamos não atrasar muito o guia, afinal teríamos o restante do dia para curtir o passeio quando o guia terminasse, mas era difícil não tirar fotos o tempo todo. rsrsrs. Pelo menos o Vitor estava dando atenção ao guia! rsrs



 










Olha a altura desse penhasco!!!

Algumas lhamas estavam passeando e posando para as fotos...rsrs


Nessa foto a baixo dá para ver algumas pessoas lá em cima, nós fizemos esse caminho também. Foi justamente aí que o Heitor nos deu o maior susto. Dá para ver que os degraus são enormes e para descer fizemos o seguinte...o Vitor foi na frente, eu coloquei o Heitor no chão e estava segurando a mão dele, ele estendeu a outra mão para o Vitor, mas quando eu soltei a mãozinha dele para ele ir, ele resolveu que não queria descer o degrau normalmente e resolveu "pular" no colo do papai. É claro que o Vitor já com um bom reflexo de pai, pegou o Heitor na hora, mas isso não impediu que ficássemos todos com o coração na boca! Foi aquele momento em que o coração parou por um segundo e as pessoas em volta soltaram suspiros, gemidos e risinhos nervosos. hahaha. Pois é, esse é o nosso menino, tentando causar um ataque cardíaco na mamãe e no papai.





 
 
Depois de comprar um livro em português sobre Machu Picchu que o guia estava vendendo, nos despedimos dele e seguimos nosso passeio mais livres, sem pressa.
 
Ficamos um tempão sentados conversando e olhando a cidade em volta. Heitor aproveitou para correr e brincar bastante.







Aproveitamos então para explorar alguns cantos que o guia não tinha nos apresentado. Achamos um cantinho meio escondido e lindo, com uma vista incrível das montanhas em volta.
 
Sentamos ali para lanchar (escondido) e ficamos conversando, tirando fotos, brincando. O Heitor começou a brincar de fotógrafo com o tripé, ele ficava tirando fotos de mentirinha de todos nós. Isso foi um alívio porque assim ele brincava parado no mesmo lugar, sem correr para a beirada. rsrs

 
Perto de Machu Picchu fica Huayna Picchu, uma montanha mais alta de onde é possível ter um vista incrível. Mas esse é um passeio indicado somente para quem tem bom preparo físico. Eu queria muito subir, mas com o Heitor a tira colo não teria como. Vai ficar para o futuro, quem sabe.


Com Huayna Picchu ao fundo

Essa foto foi muito engraçada porque o Vitor estava tirando uma foto dos adultos (eu, Tácito e Andrea).
Mas aí do nada o Heitor entra no meio da foto e rouba a cena! kkkkkkkkk
Lembrei de uma foto que vi na internet de um esquilo que resolveu aparecer na foto de um casa...muito engraçado.
 
Olha só o esquilo modelo aí...kkkkk
 


Brincando de voar

Tirando fotos




 
Tácito e Andrea resolveram descer, mas eu, Vitor e Heitor fomos andar um pouco mais pela cidade Inca. Fomos explorando alguns pontos que vimos com o guia, só que dessa vez parando com calma para tirar fotos.




Essa vista é linda!


Fomos então para aquele ponto que visitamos primeiro, de onde temos a melhor vista de Machu Picchu. Eram muitos degraus, mas resolvemos encarar para ter uma boa foto sem neblina e com o tempo limpo! E valeu muito a pena! A vista é maravilhosa!





Foto especial para amigas super especiais!
 
Essa é nossa foto especial de Machu Picchu!!!


 
E por volta das 17h nos despedimos e fomos embora. Um passeio incrível, mágico e especial. Quem não conhece, deve conhecer!

 
Encontramos Tácito e Andrea e fomos pegar o ônibus de volta para Águas Calientes. Enfrentamos alguns minutos de fila. Paramos em um restaurante para almoçar (sim, não era jantar ainda...rsrs) e depois fomos direto para o hotel dormir um pouco.
 
Acordamos e saímos para jantar bem desanimados, afinal Águas Calientes era um lugar feio e sem graça. Mas em vez de ir para a rua que fica na beira do rio, nós fomos para a rua detrás e nos surpreendemos...vários restaurantes e lojinhas super aconchegantes, um ambiente muito gostoso. A Andrea até comentou que parecia o interior do Rio, tipo região dos Lagos.
 
Ficamos ali passeamos e chegamos em uma pracinha.





 
Os vendedores e funcionários dos restaurantes ficam na rua abordando as pessoas e isso é muito chato. Quando um cara com um macaquinho no ombro nos abordou, o pessoal animou a jantar no restaurante do macaquinho! rsrsrs
 
A comida em si não era muito boa, mas ficamos curtindo a noite. Os meninos ficaram jogando Jenga e o Tácito se surpreendeu com a habilidade do Heitor (meu menininho é fera em qualquer jogo)! kkkkkkkkkkkkk





E assim terminamos nosso dia. Voltamos para o hotel e fomos dormir porque o dia seguinte também começaria bem cedo.

11 comentários:

  1. Puxa vida. Muito legal. Somos bastante urbanos, mas deu vontade de conhecer!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Espero usar suas dicas em breve!!! beijos

    ResponderExcluir
  3. Amei! Tb tenho um filho chamado Heitor e viajamos com ele esde pequeno.. hj ele esta com 7 anos e estamos pensando em ir agora em julho! Adorei! Bj

    ResponderExcluir
  4. como conseguiram levar alimentos e agua? tenho uma filha de 3 anos e estamos indo mes que vem para lá. tenho preocupação quanto a isto.

    ResponderExcluir
  5. Oi Michely,
    uma dúvida, não sei se vc fala em algum momento, pois já li os posts e não lembro, mas quais hotéis vcs ficaram, tanto em Cusco qto em Aguas Calientes? Gostaram? Recomendam? Estou vendo que no Peru é como no Brasil, meio difícil de quartos para família. Como somos 4, não são todos hotéis que têm quartos quádruplos. E os que possuem, são hostels. Nada contra, minha única exigência é quarto com banheiro particular, mas os que vi não estavam bem classificados no Tripadvisor, aí fico com receio. Obrigada!! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Achei bacana seus posts..estou querendo ir com meus 2 filhos de 6 e 8 anos e meu marido. tenho 10 dias livres, como vc distribuiria os dias , para nao ficar muito cansativo para eles. Iriamos final de Junho - Inicio de Julho/14 . Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Olá Michely, adorei seu blog e ele ajuda muito para quem quer viajar com filho pequeno.Eu e meu marido estamos querendo ir em Ago/set 2014 (temos15 dias) para: Lima (2 noites), Arequipa (1 noite), Canyon del Colca (2 noites), Puno (2 noites), Cusco (3 noites), Aguas Calientes e Machu Picchu(1 ou 2 noites), Cusco (1 ou 2 noites) e Lima - São Paulo. O que acha? Será que é muito para o Nicolas de quase 3 anos? Será que dá para levá-lo para Colca? Alguma sugestão? Obrigada!! Tati

    ResponderExcluir
  8. Oi Michely, outra dúvida, será que vale a pena levar um carrinho de bb daqueles pequenos para usar no aeroporto, cidade, coisas assim? Cusco? Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Valeu pelas dicas e parabéns pela disposição.
    Sidney

    ResponderExcluir
  10. ola qual a operadora q vcs fecharam o pacote?

    Abs

    Ana Gloria

    ResponderExcluir