domingo, 19 de maio de 2013

Brasilia - Turismo Cívico e Religioso

Esse é um roteiro cívico/religioso com os principais pontos turísticos de Brasília! Não vou me aprofundar muito no assunto porque eu visitei cada um desses locais provavelmente uma vez só, então pra não acabar falando besteira, eu vou fazer um post mais resumido, com o nomes dos locais, o que é cada um deles e fotos, é claro! :-)


Esplanada dos Ministérios
Abriga 17 prédios idênticos ao longo dos 16 km de extensão, onde funcionam órgãos do governo federal e são tomadas as principais decisões do governo federal.

Esplanada dos Ministérios


Praça dos 3 Poderes
Na Praça dos Três Poderes estão as sedes dos três poderes da República:


Palácio do Planalto (Executivo):
A sede do Poder Executivo do Brasil é um dos cartões postais de Brasília. O Palácio do Planalto, reformado recentemente, é revestido de mármore branco e arcos característicos das obras de Niemeyer. O gabinete presidencial fica no andar acima, junto aos gabinetes da casa Civil e de Segurança Institucional.
http://www2.planalto.gov.br/presidencia/palacios-e-residencias-oficiais/palacio-do-planalto/visitas


Congresso Nacional (Legislativo):
É composto por duas cúpulas. A maior, convexa, é sede da Câmara dos Deputados, e a menor abriga o Senado Federal. Entre elas estão duas torres de 100 m de altura onde estão gabinetes de parlamentares.
http://www.senado.gov.br/senado/visite/


Supremo Tribunal Federal (Judiciário):
O prédio do Supremo Tribunal Federal é a sede do poder Judiciário do Brasil. A fachada tem colunas externas semelhantes às do Palácio do Planalto e da Alvorada. Em frente está a famosa escultura A Justiça, de Alfredo Ceschiatti. No local também estão todas as Constituições do País e a história das leis.
http://www2.stf.jus.br/portalStfInternacional/cms/verConteudo.php?sigla=portalStfSobreCorte_pt_br&idConteudo=206252


Também na praça ficam o Panteão da Pátria, o Espaço Lucio Costa e o Mastro da Bandeira, com mais de 100 metros de altura.

Congresso Nacional

Palácio do Planalto

Supremo Tribunal Federal


Espaço Lúcio Costa

Localizado na Praça dos Três Poderes, o Espaço Lúcio Costa é uma estrutura subterrânea com uma maquete de Brasília de 179 m². A Maquete Tátil do Plano Piloto, como é chamada, tem painéis com cópias do projeto do Plano Piloto e imagens da construção de Brasília. Através dela é possível visualizar a estrutura das quadras, Eixo Monumental e setores Sudeste e Octogonal.
http://www.brasil.gov.br/brasilia/conteudo/guia-turistico/turismo-civico/espaco-lucio-costa 

Maquete de Brasília


Catedral Metropolitana

Os quatro evangelistas, João, Lucas, Marcos e Mateus, esculpidos por Alfredo Ceschiatti, posam frente à Catedral de Brasília. Do lado de dentro estão três anjos suspensos por cabos de aço, também de Ceschiatti. O formato da Catedral lembra a coroa de espinhos de Jesus, formada por 16 pilares que se unem no topo.
http://catedral.org.br/

Catedral

Interior da Catedral


Palácio do Itamaraty

O Palácio do Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e tem uma das mais belas coleções de arte de Brasília. A escultura O Meteoro, de Bruno Giorgi, fica no espelho d'água que rodeia o Palácio e representa todos os continentes do planeta.
http://www.itamaraty.gov.br/servicos-do-itamaraty/visitacao-ao-palacio-itamaraty-em-brasilia

Palácio do Itamaraty


Palácio da Justiça

Um dos prédios mais bonitos do Eixo Monumental, o Ministério da Justiça chama a atenção pelo seu espelho d'água e cascatas artificiais na fachada principal.
http://www.brasil.gov.br/brasilia/conteudo/guia-turistico/turismo-civico/palacio-da-justica

Palácio da Justiça


Memorial JK

A história de Brasília se confunde com a do ex-presidente Juscelino Kubitscheck. Por isso, um espaço foi construído para homenagear o responsável pelo projeto de construção da Capital Federal. No Memorial estão os restos mortais de JK, depositados em um mausoléu de mármore negro. Faz parte do acervo uma biblioteca com mais de 3 mil volumes, que pertenciam ao ex-presidente, além de objetos pessoais.
http://www.memorialjk.com.br/pt/

Memoral JK


Palácio de Alvorada

Residência oficial do Presidente da República, o Palácio da Alvorada fica à beira do Lago Paranoá. Na fachada, vista de longe, as colunas dão a impressão de serem redes em uma varanda.
http://www2.planalto.gov.br/presidencia/palacios-e-residencias-oficiais/palacio_alvorada/visitas

Palacio da Alvorada


Templo da Legião da Boa Vontade

O Templo da Boa Vontade tem o formato de uma pirâmide de 7 lados e 21 metros e altura. Além dos locais de visitação – sala de meditação, galeria de arte e loja de souvenir – os visitantes podem ver o maior cristal já encontrado na região Centro-Oeste. Com 21 kg e 40 cm de altura, a pedra está colocada no alto da pirâmide. Sob o cristal, os visitantes podem percorrer um caminho em espiral enquanto rezam, meditam ou buscam energização.
http://www.tbv.com.br/
Templo da LBV


Templo Budista Terra Pura

Seu interior é dourado e abriga uma enorme estátua de Buda. Oferece diversos horários para meditação e os mais variados cursos de artes estéticas, de harmonização e bem estar e artes marciais. Também é palco da tradicional Quermesse, no mês de agosto (dessa festa nós somos fãs e vamos desde que o Heitor ainda estava na barriga)!
http://www.terrapuradf.org.br/


Templo Budista Terra Pura


Eu acho que esse roteiro não é exatamente voltado para as crianças, mas isso não impede de levar os filhos! Sou sempre a favor de que crianças podem acompanhar os pais, mesmo que não seja um passeio ou destino não seja voltado pra elas! Tudo é questão de criatividade e de saber como fazer a sua criança se interessar! Crianças mais velhas podem se interessar pela história do lugar! Os pequenininhos exigem um pouco mais de criatividade! rsrsrs.
Então vamos dar uma mãozinha! A maioria desses locais citados acima tem um boa área aberta na frente, então se a criança ficar entediada, é só dar uma pausa e deixa-la correr um pouco na grama (a Esplanada dos Ministérios é ótima pra isso, mas vale a pena reforçar o cuidado para a criança não correr para os carros)! Na frente de alguns prédios, existem espelhos d`'agua ou laguinhos artificiais, as crianças pequenas adoram ficar olhando os peixinhos nadando. Na Praça dos 3 Poderes tem muitos pombos e é comum ver crianças e adultos alimentando os pássaros. A Catedral de Brasília tem um efeito de acústica muito legal, se você chegar perto da parede e falar, a pessoa que está lá do outro lado consegue ouvir perfeitamente, é uma ótima brincadeira para distrair as crianças!
Bom, essas são as dicas que eu lembro agora e espero que sejam úteis se você planeja vir conhecer Brasília!

Um comentário: